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Na empresa Aliança Sul onde eu trabalho atualmente tem fluxo comunicacional vertical e descendente, com informações fluindo dos gestores para os funcionários. é útil para repassar diretrizes e metas, mas pode causar certa distância entre os diferentes níveis da hierarquia, o que dificulta a troca de feedbacks frequentes.

Além desse fluxo, há também uma comunicação horizontal para alinhamento entre colegas do mesmo nível hierárquico, especialmente nas equipes de atendimento. Os canais internos mais utilizados incluem e-mail, comunicados e reuniões periódicas. Para o contato externo com clientes, a empresa utiliza telefone, e-mail e redes sociais, facilitando o atendimento e relacionamento.

No entanto, alguns problemas de comunicação foram identificados com o tempo, como a demora nas respostas para dúvidas dos colaboradores e a falta de um sistema estruturado para feedbacks. A empresa encontra dificuldades em manter todos os funcionários atualizados sobre mudanças e até mudanças ocorrerem antes mesmo dos funcionários serem notificados ou responder a questões com rapidez, o que pode ser intensificado pela rotina acelerada de trabalho.

Uma possível solução seria adotar uma plataforma de comunicação em tempo real, como Microsoft Teams, para facilitar a troca de informações. A criação de um comitê de comunicação também poderia ajudar a identificar as principais necessidades e organizar treinamentos, aprimorando a comunicação entre colaboradores


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